segunda-feira, 1 de maio de 2006

Paquita - Libreto

Músico: Edouard-Marie-Ernest Delvedez e Ludwig Minkus
Libreto: Joseph Mazilier e Pierre Foucher
Coreografia: Pierre Lacotte, após a versão original de Joseph Mazilier e Marius Petipa.
Estréia: Paris, Teatro Imperial ( atual Ópera de Paris ) em 01/04/1846.
Bailado em dois atos e três cenas.

ATO I:

Cena 1: No entorno de Saragoza, cidade espanhola. O General de Hervilly inaugura um monumento em homenagem a seu irmão, que foi assassinado, em 1795. Acredita-se que sua mulher e sua filha também tenham sido mortas no mesmo episódio. Na celebração pelo monumento, o povo da cidade dança. O governador tenta aproximar sua filha de Lucien, filho do General. Chegam os ciganos, que se apresentam para os nobres. Entre eles, está Paquita e Inigo, o chefe dos ciganos. A jovem dança e troca olhares com Lucien. Ao final do número, Inigo manda Paquita passar o chapéu para recolher alguns trocados. No entanto, ela se mostra incomodada. Inigo ameaça bater-lhe e Lucien a protege. O cigano percebe o interesse dele pela moça e teme perdê-la, afinal ela é a cigana mais bonita, a que arrecada mais dinheiro quando dança. O governador também teme que o plano de casar o jovem com sua filha seja perturbado. Paquita e Lucien encontram-se a sós e ele pede a ela que fuja com ele. Ela, assustada, não aceita. Todos se retiram e Lucien diz que irá depois, porque os ciganos darão uma festa em sua homenagem. Enquanto isso, Inigo e o governador estão tramam a morte de Lucien, combinando usar Paquita para atraí-lo.

Cena 2: O Esconderijo de Inigo. Paquita está encantada com Lucien. Ela percebe a chegada do governador e se esconde. A jovem escuta a conversa dele com Inigo. Eles combinam de colocar veneno na bebida de Lucien, que deve chegar em breve, atraído por Paquita. Nervosa em seu esconderijo, ela faz barulho. Inigo a surpreende, mas ela o convence de que acaba de chegar ao local. Entra Lucien, que pede abrigo a Inigo. Paquita tenta avisá-lo, por sinais, de que corre perigo. Inigo pede que Paquita prepare a refeição. Daí, então, Lucien se dá conta do perigo. Durante o jantar, Paquita mostrará o que ele pode beber ou não. Ao chegar a bebida envenenada, Paquita derruba uns pratos e, na confusão, ela troca os copos. Logo depois, Inigo adormece. O casal foge para o palácio do General de Hervilly, pois os guardas do governador logo chegariam para matar Lucien.

ATO II:

Cena 3: O Palácio do General de Hervilly. Ao chegar no lugar, Paquita e Lucien contam o que o governador tramou com Inigo. O General manda prendê-lo. Lucien anuncia o desejo de casar com Paquita. Ela reluta e, ao se afastar de Lucien, percebe que o retrato do irmão falecido do General é o mesmo do camafeu que ela carrega desde criança. Paquita, então, entende ter sobrevivido ao ataque que matou seu pai, tendo sido tomada para ser criada com os ciganos. Feliz com o reencontro, o General manda celebrar o casamento de Lucien e Paquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário