Nem só de "Quebra-Nozes" se faz o dezembro dos teatros São Paulo afora. Este ano, então, a safra natalina vei com uma seleção bastante forte. Além da tradicional encenação da Cisne Negro Cia. de Dança, em cartaz no Teatro Alfa até o dia 16, tem pelo menos três eventos imperdíveis antes de chegarmos a 2013.
O primeiro, já em curso, é o 12o Panorama Sesi de Dança, que abriu na última quarta e segue até o dia 16 no Teatro do Sesi. Com curadoria de Ana Francisca Ponzio, o festival aposta na pluralidade e apresenta 11 espetáculos que ressaltam a diversidade dessa linguagem - e o melhor, tudo é de graça! Ponzio buscou mesclar grupos nacionais com estrangeiros, como é o caso da alemã Cia. Toula Limnaios, que apresenta o espetáculo "Wut" neste sábado e domingo. A programação continua a partir da próxima quarta. O destaque fica com a carioca Renato Vieira Cia. de Dança, que põe em cena "Boca de Lobo" na sexta-feira, e a potiguar Cia. Gira Dança, no domingo, que apresenta a coreografia "Sobre Todas as Coisas", de Mário Nascimento, com um elenco de bailarinos deficientes físico.
Os dois próximos eventos acontecem no fim da semana e põem em evidência as duas companhias oficiais de dança sediadas na capital. Dias 12 e 13, a São Paulo Cia. de Dança estreia no Teatro Geo uma projeto muito bacana chamado "Ateliê de Coreógrafos Brasileiros". Nesta primeira edição, convocou-se Alex Neoral, Rui Moreira e Jomar Mesquita para criar peças de mais ou menos dez minutos para os bailarinos do grupo. Ao programa, somou-se a já conhecida "Bachiana no 1", de Rodrigo Pederneiras, que teve estreia em abril deste ano.
O último destaque fica com o Balé da Cidade de São Paulo, que fecha o ano no Theatro Municipal, do dia 13 oa 16, com "T.A.T.O." (foto), coreografia nova de Jorge Garcia para o conjunto, que terá orquestração ao vivo pela Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência de Luis Gustavo Petri. Ao programa soma-se ainda "Ter/Alado", de Renato Vieira, estreada em outubro.
É tudo obra fresquinha, em contraponto ao calorão que anda fazendo por aqui. Mas vale a pena vencer a preguiça, enfrentar o trânsito de Natal e curtir essas peças para entrar em 2013 com ideias novas na cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário