quarta-feira, 8 de junho de 2005

A bailarina do pezinho de "Dina Nina" aí em cima é a francesa Sofiane Sylve.

A carreira profissional dela começou em 1990, mas foi no Ballet Nacional Holandês que ela construiu sua trajetória mais sólida. Lá, em 1997, conseguiu o posto de primeira bailarina ao lado de Larissa Lerzhnina, ex-primeira bailarina do Kirov. Nos dois anos seguintes, recebeu prêmios por seu desempenho.

Durante a temporada de inverno 2002/2003 foi que ela começou a despontar. Foi convidada para dançar neste período com o New York City Ballet. Pelo jeito, gostaram tanto dela que a efetivaram e lá ela permanece hoje com o seu almejado posto de prima-ballerina!
É curioso perceber como sem a internet e os fotologs eu provavelmente demoraria aaaaanos para saber que Sylve existia. Afinal, essas estrelas nascentes do ballet mundial só surgiam para a gente quando algum vídeo com suas apresentações chegava por aqui, cinco, seis anos depois (quando não mais!).

Imagina! Sem a internet estaríamos privados de entender porque Sylve faz tanto sucesso. Este vídeo é a mostra de que mulher pode sim girar (e como!). O link é http://www.geocities.com/balletholic/sofiane_sylve.mpg (lembre-se de clicar com o botão direito do mouse sobre o link e clicar em "salvar destino como") Ele foi retirado do site do Ballet Nacional Holandês.

E parece que giro é mesmo o forte dela. Sobre uma apresentação de julho de 2004, em Saratoga (EUA), comentaram:

"Sylve fez um número humilde, "My One and Only" (solo de Who Cares?, de Balanchine), apresentando um tranquiloset de piruetas em uma só perna e finalizando com uma passagem lenta de fouettès. Se o volume dos aplausos da chamada de cortina for o termômetro justo, ela foi a preferida da platéia"

É ver para crer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário