segunda-feira, 13 de junho de 2005

Falando um pouco sobre Larissa Lezhnina

Uma coisa que não se pode negar: a mulher tem peito. Após sete anos no Kirov, onde já tinha uma consolidade carreira de primeira bailarina - o sonho de 8 em cada 10 estudantes de ballet clássico (estatística minha, óbvio ;P) - ela arrumou suas trouxas e partiu de mala e cuia para a Amsterdã. Em 1994, passou a desempenhar o mesmo papel de destaque no Ballet Nacional da Holanda. Foi dançar, além dos clássicos extremamente clássicos - até então, o único nicho de mercado do Kirov - coisas mais modernas: Forsythe, Ashton, Van Manen e Tharp.

Também houve motivos pessoais que são muito frequentes em qualquer academia de ballet:
"Eu decidi ir embora porque era impossível trabalhar com um diretor que odeia você"
Sim, aparentemente ela vivia às turras com o Oleg Vinogradov, o que não a impedia de interpretar magistralmente Aurora ou Clara (aparentemente, suas duas especialidades nos repertórios) enquanto esteve por lá.

Em 2002, ela criticou o Kirov por padronizar suas bailarinas, ampliando o casting de meninas novas com tipos magérrimos, longas pernas e pés maravilhosos. Para Lezhnina falta a elas a maturidade para incorporar papéis de grande intensidade dramática, falta o estilo próprio de cada uma em sua dança como nas suas mestras Irina Kolpakova e nas divas Tatiana Terekhova e Olga Chenchikova.

"Elas grudam na sua mente para sempre. Aquilo é que era performance. Agora você vê uma bailarina, no dia seguinte vê outra e dificilmente consegue distinguir a diferença entre elas. É interessante e ainda lindo ver pernas e movimentos. Mas quando chego em casa, já esqueci quem havia dançado".

Uma de suas poucas apresentações com o Kirov disponibilizadas em DVD é a de Diana, encontrada no Essential Ballet. Curiosamente, ela está... Como posso dizer... Estranha naquele momento. Talvez o Vinogradov tivesse dado uns gritos pouco antes da apresentação ;P
Então, ainda em um momento de "política afirmativa" do solo de Diana (risos), deixo com vocês um vídeo de Lezhnina dançando uma Diana muito mais tranqüila e linda que aquela do vestidinho vermelhinho do DVD. Só repetindo, o vídeo também é retirado do site do Ballet Nacional Holandês; aliás, eles tem milhões de mini-vídeos maravilhosos de seus bailarinos principais. Vale a pena fuçar por lá e sair descobrindo ;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário