sexta-feira, 10 de junho de 2005

Nos números nós confiamos

A comissão julgadora do 23º Festival de Joinville desse ano selecionou 31 variações femininas de repertório para competirem no palco do Centreventos Cau Hansen a partir do dia 20 de julho.
É interessante perceber como há "tendências" na escolha das coreografias de acordo com determinada época. Há cinco anos, o Festival estaria recheado de Dianas e Esmeraldas e, ao fim das apresentações, a platéia já saberia dançar as coreografias de cor-e-salteado.

Apesar de haver várias novidades no programa, há um ballet que continua marcando presença forte e massiva: Dom Quixote.
Dele, vamos ter 4 Kitris, 3 Cupidos e 1 Rainha das Dríades!

Em seguida, o ballet que coloca mais variações suas no palco é A Bela Adormecida! O "fenômeno" de Aurora é recente. A Bela Adormecida sempre foi considerado um ballet leve, sem o virtuosismo que muitas vezes é acaba sendo fator fundamental de premiação nesses festivais.
Dessa vez, teremos 3 Florines, 2 Auroras e 1 Fada Branca.

Em seguida, vêm 3 Paquitas.

Teremos também dobradinha das seguintes variações:
La Fille Mal Gardée, Grand Pas Classique, Esmeralda e Nikya.
Atenção: Atentem para um fato. Só teremos nessa edição DUAS Esmeraldas. APENAS duas. Isso é significativo. Não mais pandeirinhos e tutus verdes. Que mudança!
Outra novidade considerável é a entrada de Nikya nessa lista! Fico feliz; a personagem carrega uma carga dramática forte que muitas vezes não é vista em outros repertórios de Festival.

Na lista de solitárias temos:
Carnaval em Veneza, Talismã, Trois do Lago dos Cisnes, Raymonda, 1ª Variação das Sombras de La Bayadère e Satanella.
Vários nomes diferentes na lista, não é mesmo? Eu nem nunca ouvi falar dessa tal "Satanella". Alguém sabe algo a respeito?

E então, vocês sentiram falta de algo? Eu senti.
Não há nenhuma Swanilda. Em 2003, quando eu fui para o Festival, pelo menos metade das solistas interpretava Coppelia, assim como também pelo menos uns dois ou três Grand Pas-de-Deux! Nessa categoria, falta também o difícilimo do 2º Ato de Giselle, também, costumeiramente, sempre presente.

Entretanto, a maior falta que me fez foi não ver nenhuma Diana! Nem mesmo o Grand Pas-de-Deux! O que aconteceu? Por que as pessoas enjoaram dela?
Diana e Acteon são a cara de ´festivais´. Nunca ouvi falar de já terem visto o ballet completo (em que supostamente Diana e Esmeralda se misturam =O) .
Vou sentir falta.
Espero que em 2006 reparem o erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário