sexta-feira, 21 de abril de 2006

Sylvia - Libreto

“Um jovem ama uma garota; a garota é capturada por um vilão; a garota volta para o jovem por intercessão de um deus”. Foi assim que Sir Frederick Ashton definiu o libreto do balé Sylvia, que ele coreografou em 1952. Conheça agora a história dessa "nova" peça de repertório, que, muito em breve, já deve constar nos catálogos de DVDs de dança mundo afora (a única versão, até agora, é francesa e tem outra coreografia).

Ato I: Uma floresta sagrada
As criaturas da floresta dançam em adoração a Eros, o deus do amor. O ritual é interrompido com a chegada de Aminta, um pastor que está apaixonado por Sylvia. Ao ouvir a aproximação dela e de suas amigas, ele se esconde para vê-las dançar e celebrar o sucesso da caçada. Elas também zombam da estátua de Eros, pois, como ninfas da deusa Diana, renunciaram ao amor. As caçadoras encontram a capa de Aminta e descobrem o pastor, que anuncia seu amor por Sylvia. Enfurecida, ela culpa Eros pelo ocorrido e aponta o arco na direção dele. Ao tentar proteger a estátua, Aminta é ferido pela flecha. Em contrapartida, Eros também atinge Sylvia. Abalada, ela remove a flecha de seu coração e recolhe-se com suas companheiras.

Orion, um caçador, também estava espreitando Sylvia e fica contente ao perceber que Aminta, seu rival, está inconsciente. Ele se esconde quando a caçadora retorna. Dessa vez, ela é simpática ao pastor e teme a sua morte. Num momento de distração, ela é seqüestrada por Orion, que a leva embora. Chegam os camponeses, que descobrem o corpo de Aminta. Disfarçado, Eros ressuscita o pastor e o informa do paradeiro de Sylvia.

Ato II: A Caverna de Orion
Orion tenta seduzir Sylvia com jóias e vinho, mas não tem sucesso. Ela ainda está pesarosa por Aminta; a flecha com a qual foi atingida a lembra o tempo inteiro de seu amor por ele. Tentando chamar a atenção de Sylvia, Orion rouba a flecha. Para retomá-la, a caçadora embriaga o vilão com vinho. Com isso, ela apela por ajuda a Eros, que aparece e, numa visão, mostra que Aminta está esperando por ela no Templo de Diana, para onde os dois se dirigem.

Ato III: A praia próxima ao Templo de Diana
Aminta chega ao templo durante um bacanal. Logo, Sylvia aparece com Eros e os dois dançam celebrando o amor. Orion aparece e procura pela caçadora. Ele luta com Aminta. Desesperada, Sylvia tenta se proteger dentro do santuário de Diana. Orion tenta fazer o mesmo, mas a deusa da caça aparece e, enraivecida com a violação de seu templo, atinge Orion e impede a união de Aminta e Sylvia. Para tentar ajudar o casal, Eros faz surgir uma visão de Acteon, o primeiro amor de Diana, que também era um pastor. Com isso, ela muda de idéia e permite o enlace. Sylvia e Aminta podem agora ficar juntos sob a benção das suas divindades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário